NR_RiscosRiesgos

 
 

MENSAGEM DA DIRECÇÃO

Aproveitando os FUNDOS COMUNITÁRIOS e a colaboração com as comunidades de trabalho de cooperação transfronteiriça existentes, nomeadamente a Comunidade de Trabalho Douro Superior-Salamanca e Bragança-Zamora, financiadas pelo POCTEP – Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, os Municípios transfronteiriços, alguns integrantes da AMDS, decidiram dar continuidade a acções, já antes realizadas, de PREVENÇÃO DE RISCOS NATURAIS E TECNOLÓGICOS NA FRONTEIRA, tão essenciais à manutenção da qualidade ambiental do espaço transfronteiriço Norte de Portugal-Castela e Leão.

Este conjunto de iniciativas, agrupadas num projecto comum, pela Associação de Municípios, como Chefe de Fila do Projeto, vem dar continuidade e complementaridade a um conjunto de ações que, desde há mais de uma década vêm sendo implementados, nomeadamente todo o conjunto de investimentos realizados através do INTERREG IIIA, nomeadamente: RTCL / SP2.P38 / 02 e 3: Rede Transfronteiriça de luta contra.

Destaca-se também, o entrosamento com outros projectos de caracter transfronteiriço já executados, como é o caso VALD-AMBIENTE-AMDS/DPS/SP2.P15: Valorização do Douro.

Este projeto é composto por ações que totalizam 2.632.881,37€ :

O PROJECTO contempla ações de prevenção e proteção civil integrada, equipamentos complementares em matéria de riscos tecnológicos e prevenção de incêndios. Cartografia Euro-regional temática. Ações de proteção do meio ambiente, formação e sensibilização. Com o objetivo de proteger o espaço transfronteiriço, preservando as qualidades físicas e ambientais do território através da prevenção e luta contra riscos naturais e tecnológicos.

INTERVENÇÃO:

Aquisição de equipamento tractor de rodas, cisterna móvel, limpa bermas/valados, charrua de discos e aquisição de retroescavadora. Realização de 2 furos artesianos, com colocação de bomba de extracção de água e respectivo equipamento de ligação a cisterna-móvel de água.

DOWNLOAD DOCUMENTOS

INTERVENÇÃO:

Aquisição de uma motoniveladora e Aquisição de uma escavadora para prevenção de fogos florestais.

DOWNLOAD DOCUMENTOS

INTERVENÇÃO:

No sentido de dar continuidade a acções realizadas no âmbito do programa INTERREG III – A e cumprir algumas acções propostas no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), apresentam-se um conjunto de acções de intervenção que visam especificamente:

a) aumentar a resiliência do território aos incêndios florestais;
b) melhorar a eficácia do ataque e da gestão dos incêndios.
Através da Beneficiação, construção da rede concelhia/regional de defesa da floresta contra incêndios. Continuação e construção da rede de pontos de água.
Sinalização das estruturas de defesa da floresta contra incêndios
Recuperação do antigo posto de vigia da rede nacional de postos de vigia da serra do Reboredo para utilização na vigilância fixa de incêndios florestais.
Preservação/Manutenção de espaços florestais de variedades autóctones.
Aquisição de equipamento de comunicação, 1ª intervenção, combate e rescaldo.
Aquisição de equipamento (tractor de rastos mais destroçar) para preservar/manutenção de espaços florestais.
Criação e desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão e respectiva aquisição de equipamento e software.
Aquisição de viatura todo o terreno com Kit 1ª intervenção.

INTERVENÇÃO:

Reforço, consolidação e renaturalização de um açude existente no rio Maçãs. Reforço, consolidação e renaturalização de um açude existente no rio Angueira. De apoio aos riscos naturais, na luta contra os fogos florestais.

INTERVENÇÃO:

Aquisição de equipamentos de acidentes riscos tecnológicos: uma intervenção de emergência de veículos com mercadorias perigosas, dois veículos leves equipamentos intervenção de emergência para os bombeiros e material específico fundo de emergência e voluntários de protecção civil 


- Carta de riscos de fronteira, plano de acção (naturais e tecnológicos): Desenvolvimento de mapeamento de perigo e risco (inundações, deslizamentos de terra ...) para servir como um suporte para o planeamento territorial e as fases de prevenção, ação de tomada de decisão e crise dentro das zonas de influência e ao longo das áreas adjacentes.

INTERVENÇÃO:

Compra de equipamentos e infra-estruturas,  qualidade da água e proteção residudal do Espaço Fronteira, EM formação conjunta - formação - sensibilização e divulgação, mapeamento Euroregião.

DOWNLOAD DOCUMENTOS

INTERVENÇÃO:

Aquisição de equipamentos, ações de prevenção de riscos. Acções de formação (educação, sensibilização e Divulgação)