“Código: POSEUR-10-2016-50”

Designação: Intervenções na Rede de Infraestruturas para Reforço da Operacionalidade 3º Aviso Programa Operacional: Programa Operacional Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - POSEUR Eixo Prioritário: Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos. Objetivo temático: Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos Prioridade de Investimento: A promoção de investimentos para fazer face a riscos específicos, assegurar a capacidade de resistência às catástrofes e desenvolver sistemas de gestão de catástrofes.

IDENTIFICAÇÃO DA OPERAÇÃO Código Universal: POSEUR-02-1810-FC-000354 Designação da Operação: Obra de ampliação/remodelação do Quartel de Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro Beneficiário: ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MIRANDA DO DOURO

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro viu aprovada a sua candidatura à realização de Obras de Ampliação/Remodelação do Quartel de Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro no âmbito do aviso POSEUR-10-2016-5 – Intervenções na Rede de Infraestruturas para Reforço da Operacionalidade – 3º Aviso- Concurso.

A candidatura enquadra- se no domínio a) redução de incêndios florestais, do nº 2.1 do artigo 82.º do RE SEUR, e diz exclusivamente respeito à subalínea iv) Intervenções na rede de infraestruturas para reforço da operacionalidade, especificamente em edificação nova ou ampliação ou remodelação de edifícios operacionais de bombeiros, que visem a refuncionalização das áreas Moperacionais dos edifícios, em áreas de elevada suscetibilidade a incêndios florestais.

A operação consiste na Ampliação/Remodelação do Quartel de Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro.

.

Com base num levantamento rigoroso das condições do quartel elaborou-se o projecto, para a obra de ampliação e remodelação, cujo pressuposto principal reside na clarificação de zonas, nomeadamente, entre o setor operacional e o sector associativo, a qual assentará em dois vectores: reorganização programática e racionalização funcional. A consubstanciação desse pressuposto traduz-se na remodelação de compartimentação e na ampliação do espaço edificado de modo a promover a otimização operacional e a suprir a carência de área para integração do programa base.

Com a implementação da operação o CB de Miranda do Douro irá melhorar significativamente a sua atuação em termos operacionais.

É de extrema importância que o Quartel do CB de Miranda do Douro possua todas as condições em termos de operacionalidade, por forma a reforçar sua capacidade em abordar riscos específicos, assegurar a capacidade de resistências às catástrofes e desenvolver sistemas de gestão de catástrofes, contribuindo para o reforço da resiliência local, regional e nacional face a múltiplos riscos, quer diminuindo as vulnerabilidades territoriais, quer aumentando as capacidades operacionais em termos de antecipação, reacção e recuperação face à iminência ou ocorrência de incêndios e acidentes graves ou catástrofes.

Com a implementação desta operação, o CB de Bombeiros passa a possuir instalações com todas a condições de operacionalidade asseguradas, o que não se verifica neste momento.

Tendo a responsabilidade de assegurar a protecção e socorro das populações, a boa prestação destes serviços passa também pela qualidade infraestrutural e de equipamentos que essas instituições dispõem para o efeito. Com a implementação desta operação esse pressuposto passa a estar garantido.

 

Financiamento da Operação

Custo Total: 508 796,58 €

Taxa de Cofinanciamento: 85,00%

Contribuição Comunitária: 432 477,09 €

image3 (002) (Copiar)
Close Menu